top of page

Canteiros de obras com menor impacto ambiental: avaliação baseada no referencial AQUA

A construção civil é um campo que causa alto impacto ao meio ambiente. Administrar os recursos naturais de forma responsável, atendendo as necessidades do presente, sem afetar a ampliação das gerações futuras é responsabilidade de todos. A construção civil pode e deve adotar práticas voltadas a uma maior sustentabilidade em todas as etapas do processo de produção de uma obra. Entende-se que o trabalho objetiva propor a implantação de canteiros de obras com menor impacto ambiental, tomando por base o referencial técnico AQUA.

De acordo com o artigo no mercado internacional uma gama de ferramentas de aferição de sustentabilidade das edificações, como a maioria foi desenvolvida pelos países desenvolvidos observa-se maior ênfase nos aspectos ambientais, destacam-se internacionalmente o sistema inglês Building Establishment Assessmente Method - BREEM, o primeiro do mundo; o sistema americano Leadership in Energy and Environmental Design - LEED, o mais difundido no mundo; o sistema japonês Comprehensive Assessement System for Building Environmental Efficiency – Casbee, o sistema francês Haute Qualité Environnementale - HQE e o Sustanaible Building Method – SB Method desenvolvido por vários países conjuntamente. A princípio uma metodologia desenvolvida para determinado país não serve para ser aplicada em outro, sem que adaptações que levem em consideração aspectos regionais sejam efetivamente promovidas.

A certificação não deve ser um objetivo, sim uma conseqüência, no entanto é um instrumento bastante valorizado pelo mercado e pela sociedade de uma forma geral.

Inspirado no sistema Francês HQE, foi lançado no dia 3 de abril de 2008 pela Fundação Vanzolini, criada e gerida por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o primeiro selo de certificação de construções sustentáveis adaptado à realidade brasileira, o AQUA, que quer dizer Alta Qualidade Ambiental (PRADO, 2008). O AQUA é o primeiro selo que leva em conta as questões regionais brasileiras para preparação dos seus 14 critérios subdivididos em quatro grupos que avaliam a gestão ambiental das obras e as especificidades técnicas e arquitetônicas.

O referencial técnico AQUA permite avaliação das fases de programa, concepção e realização dos projetos. Apesar de não cobrir as fases de uso e operação da construção, traz elementos que possam levar o edifício a um bom desempenho ambiental após sua entrega.

De acordo com estudo em empresas sediadas em Recife e São Paulo responderam questionário sobre ações de sustentabilidade no canteiro de obras, em Recife 52% de respostas positivas; enquanto as empresas de São Paulo responderam 83% . Por isso é de extrema importância entender que o referencial AQUA não pode tornar uma obra sustentável, mais sim um começo para novas implementações.


Referências bibliográficas:

Lima, Lordsleem Jr. Canteiros de obras com menor impacto ambiental: avaliação baseada no referencial AQUA, disponível em http://www.editoradunas.com.br/revistatpec/Sumario_Numero18.htm, acesso em 05/05/2018


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page