top of page

Estudo de barras de aço comprimidas do sistema light steel framing com a presença de furos.

Este resumo se fala sobre a capacidade resistente de perfis formados a frio, comprimidos, com a presença de furos. Segundo informações publicadas, a ABNT NBR 14762:2010 aborda a somente barras tradicionais e junções parafusadas. Portanto, é utilizada a norma norte-americana AISI S100-16 para o dimensionamento de perfis com furos. Por causa disso foi desenvolvido um programa de dimensionamento de perfis formados e frio sem e com a presença de furos. Através disso foi concluído que, na capacidade de resistência das barras em compressão há uma redução de 23% devido a condição de contorno da alma do perfil se for feito do modo convencional.

Como o próprio título já se refere, no sistema adotado para formar a frio os perfis geralmente é efetuado furos para passagem de tubulações e cabos entre outros. Por isso os furos nos perfis acabou reduzindo a resistência. No Brasil as normas presentes que tratam do dimensionamento de perfis formados a frio somente contemplam a existência de furos nos capítulos de barras submetidas à força axial de tração e de ligações parafusadas, sendo assim, pode-se utilizar a norma americana AISI S100-16 para efetuar o procedimento necessário para se concluir com exatidão o devido trabalho.

Essa norma americana demonstra a maneira no qual deve-se efetuar todos os cálculos e análises necessárias. Além disso, ela também oferece métodos para cálculo da força resistente ao cisalha mento e da força resistente à web crippling de perfil com a presença de furos e uma adaptação do método da resistência direta para o dimensionamento de vigas e pilares com a presença de furos, ou seja, cálculos que as normas brasileiras deixaram a desejar.

O programa que foi criado e mencionado no artigo tem a função de fazer o dimensionamento de perfis com os furos dos estados limites distorcidos e ele também oferece o cálculo das forças axiais e momentos fletores de flambagem elástica de perfis com furos, que são fundamentais para efetuar o dimensionamento. Sendo assim, quando os orifícios oblongos são efetuados em um perfil que esteja submetido à compressão, este se torna dois elementos vinculados livres não enrijecidos adjacentes ao furo deixando de ser tratado como um elemento com coeficiente de flambagem. Com isso, é preciso calcular separadamente a largura efetiva de cada elemento resultando num resultado menor do que o vinculado.

Por fim obtém-se a redução da rigidez rotacional da alma da mesa quando os orifícios são efetivados na alma do perfil formado a frio, de maneira que a força axial de flambagem distorcional elástica e o momento fletor reduz. Sendo assim, orifícios discretos na alma dos perfis sujeitos a força axial resultam numa queda na força axial de compressão com alteração na ductilidade da barra com alteração também dos resultados da pós crítica.

Podemos chegar à conclusão através deste artigo que, hoje no mundo, há várias maneiras de explorar o aço que é classificado por contemporaneidade, sendo assim, ele estando ligado aos elementos no qual demonstra acabamento, tipos variados de detalhes, fechamentos, leveza visual e criação de formas que é possível gerar propostas e ampliações possibilitando de uma certa forma a qualidade habitacional e construtiva do espaço.



Referencias:

Rafael Luiz Galvão de Oliveira, Rodrigo Barreto Caldas e Francisco Carlos Rodrigues. Estudo de barras de aço comprimidas do sistema light steel framing com a presença de furos. Volume 7. Número 1 (abril/2018). p. 37‐55


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page