GESTÃO DE PROJETOS E SUA INTERFACE COM O CANTEIRO DE OBRAS SOB A OTICA DA PREPARAÇÃO DA EXECUÇÃO DE
O que é o método PEO (preparação da execução da obra)?
Ele se resume em um planejamento das atividades decorrentes no canteiro de obra de modo a se realizar reuniões para analise dos projetos. As organizações francesas desenvolveram este método para se evitar a alta fragmentação das etapas da obra que impacta diretamente no custo e na qualidade da mesma.
O Brasil tem a necessidade de reestruturação do seu método de execução de obra já que a continua aceleração da industrialização exige um melhor processo construtivo para melhora na qualidade da obra.
A obra ao longo do seu desenvolvimento tem contato com um grande numero de pessoas s tornando fragmentada e de etapas isoladas sendo assim como as pessoas trabalham de forma isolada tendem a ter responsabilidade, objetivo e metas diferentes.
É Necessário que todos trabalhem em conjunto sendo assim muito importante estabelecer um coordenador de projetos que ficara responsável por marcar reuniões e exigir a disciplina e colaboração por parte dos envolvidos.
Também é muito importante a utilização de ferramentas tais como softwares que facilitem a gestão, mas deve-se tomar muito cuidado com sua implantação.
“PEO é considerada uma fase de transição entre o desenvolvimento do projeto e a execução da obra, com o objetivo de aprimorar o projeto, planejar a execução da obra, rever os projetos entregues e envolver as equipes de projeto e execução [...]”.
A PEO deve começar a ser executada após a realização do planejamento e da elaboração do projeto para se evitar conflitos na fase de projeto e obra tendo-se como meios estabelecer reuniões ministradas pelo coordenador de projetos e cronogramas quinzenais tendo uma pauta a ser discutida e atas que possam posteriormente ser registradas e transmitidas aos envolvidos para que maximizem a produtividade e a qualidade no canteiro de obras.
A empresa ‘A’ é uma construtora de médio porte com 16 anos de atuação em construir edifícios residenciais multifamiliares de baixo e médio padrão. A obra foi um conjunto residencial com 3 torres de apartamentos, quando se instalou a PEO foram elaboradas as reuniões mas o andamento da implantação foi interrompido pois o engenheiro residente foi desligados da empresa.
A empresa ‘B’ é uma construtora de médio porte fundada em 1999, tem como especialidade edifícios residenciais multifamiliares, comerciais e hotéis de médio e alto padrão. A obra escolhida foi um prédio germinado ( hotel/comercial), a PEO foi instalada e em seu desenvolvimento notou-se falta de comprometimento por falta dos envolvidos apesar de todos admitirem que a PEO é muito importante alem que muitos colaboradores confundiram a PEO com a etapa de compatibilização do projeto.
Como foi constatada a grande falta de interesse por parte dos colaboradores se vê necessário tomar medidas que incentivem a colaboração como exemplo:
a- A participação esteja vinculada as metas da empresa com incentivo financeiro.
b- Mudança no modo de contratação sendo exigida a colaboração.
c- Participação do coordenador proativo a trabalhar em conjunto com o coordenador da PEO.
d- Exigir que a gestão seja iniciada na fase inicial do projeto.
Foi possível observar a dificuldade de fazer com que os envolvidos colaborem, alem de varias outras limitações encontradas no caminho por falta de interesse. Apesar de o método ser considerado eficaz é necessário para implantação uma remodelação na corporação e uma gestão mais rígida.
Referências bibliográficas:
ARROTÉIA, A. V.; AMARAL, T. G. DO; MELHADO, S. B. Gestão de projetos e sua interface com o canteiro de obras sob a ótica da Preparação da Execução de Obras (PEO). Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 4, p. 183-200, out./dez. 2014. ISSN 1678-8621 Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.