CONCRETO TRANSLÚCIDO – LUZ NATURAL PARA AMBIENTES FECHADOS
Por ter ampla utilização na construção civil, o concreto é constantemente objeto de pesquisas entre os estudiosos, sempre com o intuito de melhorar suas propriedades e aumentar seu uso nas edificações. Além do mais, trouxe para a construção civil a possibilidade de projetar e executar as mais variadas formas, no entanto sempre foi um desafio para arquitetos e engenheiros a questão da iluminação nos ambientes fechados. Foi diante dessa dificuldade que surgiu um novo material no mercado, o Concreto Translúcido, um concreto capaz de aliar as propriedades do concreto convencional com a iluminação natural.
O concreto translúcido foi criado em 2001 e desenvolvido e patenteado pelo arquiteto Húngaro Aron Losonczi, que incorporou fibra óptica à matriz cimentícia, sem prejuízo da resistência à compressão característica do concreto estrutural. A fibra óptica é um filamento de vidro, que também pode ser de material produzido com polímero, que tem alta capacidade de transmitir os raios de luz. As fibras ópticas são dispostas no bloco, paralelamente e com as extremidades expostas nas superfícies que ficarão aparentes, através das quais ocorrerá a transmissão de luz, proporcionando iluminação natural e economia de energia.
O concreto translúcido é um material compósito, composto por matriz (meio aglomerante, comumente formado por cimento e água) e elemento de reforço (agregados, como brita e areia), e por fibras óticas, podendo conter na mistura, aditivos, fibras, pigmentos e adições, sendo basicamente formado por 96% de concreto e 4% de fibra óptica (RIBEIRO, 2010).
No brasil, dois centros de pesquisa já conseguiram desenvolver o concreto translúcido, um é o Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, no Ceará, e o outro é o Laboratório de Tecnologia da Construção da Univates (Universidade do Vale do Taquari), em Lajeado, no Rio Grande do Sul.
As principais vantagens do concreto translúcido são:
● Capacidade de transmitir a luz, aproveitando melhor a luz solar;
● Mais maleável e impermeável graças à presença das fibras ópticas;
● Redução de luz artificial, diminuindo o consumo de energia;
● Apresenta pequena absorção de água;
● Redução da permeabilidade, e um peso em volume de 30% inferior a um concreto convencional.
Em contrapartida, as desvantagens são:
● Por ser um produto novo no mercado, seu custo de fabricação ainda é alto;
● Até agora, considerado apenas um produto de alvenaria de vedação, seu uso é exclusivo para decoração;
● Mão de obra mais especializada, o que aumenta o custo do produto.
Portanto conclui-se que o concreto translúcido chegou ao mercado com uma proposta de aliar técnica, qualidade e sustentabilidade, tendo em vista que a iluminação natural proporcionada por ele pode reduzir significativamente o consumo de energia. Apesar de todas as suas vantagens e importância para a construção civil e meio ambiente, o concreto translúcido ainda é pouco estudado e difundido no mercado nacional.
Referências bibliográficas:
SOUZA, S.M.M.P. Concreto translúcido – Luz natural para ambientes fechados. REEC Revista Eletrônica de Engenharia Civil. Volume 13, nº 02. Julho 2017. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/reec/article/view/46269. Acessado em 10/05/2018.