LAJES E PISOS: COMPARATIVO CONCRETO ARMADO VERSUS STEEL DECK
O artigo mostra um comparativo do concreto armado versus steel deck, atualmente o mercado visa o a economia e a sustentabilidade, com os projetos com prazos desafiadores e muito bem elaborados, as estruturas mistas de aço e concreto ganharam mercado e destaque especial.
O concreto armado está empregado na cultura brasileira, são materiais fáceis de encontrar, a mão de obra não precisa ser tão qualificada, precisa de madeiras para fazer formas, escoras, o que acarreta um custo adicional na obra. As principais desvantagens do concreto armado é os desperdícios de materiais, bastante mão de obra para execução de uma tarefa, necessidade de escoramento e o escoramento que só pode ser retirado depois dos 28 dias de cura do concreto.
Já o steel deck apresenta vantagens como, redução de 40% do custo com mão de obra, a sua chapa metálica já serve como formas, economizando madeira, redução de desperdícios de matéria prima, é um processo mais rápido quando comparada com o concreto armado, devido a sua forma metálica consiste em uma laje mais leve e pode estudar de não usar o escoramento. Sua principal desvantagem é a disponibilidade de material, que é mais encontrada em grandes centros, cidades menores do interior o transporte do material pode se tornar inviável.
Portanto para grandes centros e obras mais complexas o uso do steel deck apresenta mais vantagens quando comparado com o concreto armado.
BIBLIOGRAFIA
ARMADOR, GABRIEL CORREA; REIS, RAYNARA SOUZA; LEITUGA, TATIANE SILVESTRE CASTRO; NUNES, RITERSON JACQUES; ALMEIDA, CAROLINA DE. LAJES E PISOS: COMPARATIVO CONCRETO ARMADO VESUS STEEL DECK. Publicado em: Revista Conexão Eletrônica, Três Lagoas – MS, VOLUME 14, 2017. Disponível em: <revistaconexao.aems.edu.br/wp-content/plugins/download.../download.php?id=1540>. Acesso em: 02 maio 2018.