REFORÇO DE LAJE MACIÇA UTILIZANDO VIGAS COM CONECTORES DE CISALHAMENTO
As Lajes maciças são as responsáveis pela maior parcela de carga atuante em uma edificação, por conta do peso específico do concreto armado. Porém, quando a falta de projeto estrutural ou formas, escoramento, verificação de cargas são executados de forma errada, ocorre deslocamentos prejudiciais a edificação.
Geralmente o reforço utilizado quando isso acontece é a colocação de chapas de aço ou tiras de materiais compostos de fibra de carbono na superfície do concreto, mas essas técnicas são consideradas caras e precisam de mão-de-obra especializada.
Entretanto esse reforço pode ser feito com a colocação de uma viga de concreto armado com o auxílio de conectores de cisalhamento na interface da vida, fazendo a diminuição da laje prejudicada. Essa técnica foi empregada na cidade de Tucuruí/PA, para a realização de ensaios, comprovando sua eficácia.
Foram utilizadas três vigas em formato de “T”, para realização dos ensaios, onde as mesas e as nervuras das vigas foram produzidas separadamente e posteriormente unidas sem qualquer tratamento superficial.
Os ensaios realizados para verificar a importância das vigas com conectores de cisalhamento para reforços em lajes maciças são baseados em normas que especificam o tipo de aço, concreto e materiais utilizados.
Foram considerados três formas de ensaio: uma sem os conectores de cisalhamento, uma considerando apenas os conectores na nervura da viga e uma considerando a mesa da viga com os conectores de cisalhamento.
Nesses ensaios são observadas as variações de valores das flechas, que são os deslocamentos verticais. Foi observado também que uma das vigas analisadas apresentou armadura de flexão das nervuras com deformações finais menores que as deformações de escoamento. Geralmente essas vigas são utilizadas para solucionar problemas como, por exemplo, lajes com baixa resistência à compressão ou com vãos muito grandes, pois elas diminuem o vão e evitam o aparecimento de esforços e flechas excessivas.
Realizando os ensaios foi observado que a viga sem conectores apresenta cisalhamento, rompendo antes mesmo de atingir a carga solicitada. Já a viga com corretores na nervura apresenta uma maior resistência, porém se levarmos em consideração a mesa da vida, conseguiremos uma maior resistência
Referencias:
HELINEUDES PAIVA SILVA, DÊNIO RAMAM CARVALHO DE OLIVEIRA. Reforço de laje maciça utilizando vigas com conectores de cisalhamento Volume 10. Número 3 (novembro/2018). p. 19‐29